• hc@horadacrianca.com
  • 071 3356.1320

Adroaldo é homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia

Postada em 21 de Setembro de 2017
O centenário do professor, jornalista, compositor e teatrólogo Adroaldo Ribeiro Costa foi celebrado, em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (21). Proposto pelo deputado Paulo Rangel (PT) e conduzido pelo presidente da Casa, deputado Angelo Coronel (PSD), o evento lembrou a trajetória do educador, que nasceu em Salvador no dia 13 de abril de 1917 e morreu em 27 de fevereiro de 1984, vitimado por um câncer.
 
A ampla área de atuação e o legado cultural deixado pelo homenageado explicam a composição eclética da mesa do evento, composta entre outros pelo escritor e jornalista Joaci Goés, representando a Academia de Letras da Bahia (ALB), a educadora Josélia Almeida, presidente da instituição Hora da Criança, o jornalista Marcelo Sant'Ana, presidente do Esporte Clube Bahia, o escritor Aramis Ribeiro Costa, também membro da ABL e sobrinho do homenageado, o historiador Sérgio Guerra, do Conselho Estadual da Cultura, e Francisco Senna, da Fundação Gregório de Matos. 
 

Presidente da AL-BA, deputado Ângelo Coronél, acompanhado do deputado Paulo Rangel, abriram a sessão
 
Autor do hino do Bahia e de livros como Conversas de Esquina e Oração à Juventude, Adroaldo Ribeiro Costa era de fato um homem de muitas facetas. Mas a que mais lhe marcou, sem dúvida, foi a de educador: professor de História, diretor do ginásio de Itapagipe, Adroaldo criou a Hora da Criança, instituição fundada em 1943 em que jovens e crianças se desenvolvem a partir de atividades artísticas. “Adroaldo Ribeiro Costa foi muitas coisas, mas sobretudo foi educador. Mas um tipo de educador que quis ir sempre além das quatro paredes da sala de aula”, afirmou a professora Josélia Almeida. 
 
Entre os exemplos citados por Josélia está a opereta Narizinho, inspirada na obra do escritor Monteiro Lobato, encenada por Adroaldo Ribeiro Costa em 22 de dezembro de 1947, no então Teatro Guarany, em Salvador. Naquela noite, Adroaldo assistiu o seu espetáculo ao lado do próprio Lobato que se emocionou na ocasião. No palco, 110 crianças do programa. “Ele foi o pioneiro no teatro infantil do Brasil”, acrescentou a educadora.
 
Já Joaci Góes começou seu discurso contando que aprendeu com Adroaldo que deveria focar nas realizações das coisas importantes, e não somente as urgentes. “A educação não é urgente, mas é importante”, explicou. O jornalista e escritor acrescentou que, para Adroaldo, a educação “era o caminho mais curto entre a pobreza e a prosperidade, entre a barbárie e o processo civilizatório”.
 
A importância do projeto Hora da Criança também foi ressaltado por Joaci Góes. “Muitas das crianças beneficiadas por esse programa se tornaram líderes, construtores de nossa sociedade”, afirmou ele, acrescentando que todos devem trabalhar para a continuidade deste trabalho. “Não deixaremos que o esquecimento sepulte o seu ideal”.
 
O sobrinho e escritor Aramis Ribeiro Costa contou outros lados do multifacetado Adroaldo. “Era um homem aficcionado por esporte, foi dirigente do Bahia, grande cronista, jornalista que passou pelas principais redações de Salvador”, acrescentou. De acordo com ele, o homenageado editou durante 21 anos no jornal A Tarde um suplemento para o público infantil. “Foi compositor também, mas a grande vocação dele era a educação”, afirmou Aramis.
 
HISTÓRIA
 
Adroaldo nasceu no bairro do Rio Vermelho. Além de inaugurar o teatro infantil no Brasil, escreveu milhares de crônicas, operetas e o hino da Olimpíada da Primavera. Durante 30 anos escreveu para a coluna “Conversa de Esquina”, que depois virou um livro de crônicas. 
 
Foi autor de outras obras literárias como “Oração a juventude” e “Igarapé – História de uma teimosia”. A paixão pelo teatro foi a principal motivação para que Adroaldo inaugurasse a Hora da Criança. Diversos nomes populares fizeram parte da instituição como Gilberto Gil, Cynara, Fernando Passos e Jairo Simões. Atualmente, a organização, localizada no Rio Vermelho, é referência em arte e educação. No final da sessão de ontem, as crianças do projeto apresentaram a opereta Príncipe Monetinho.  
Ver todas as notícias

Missa 100 anos de Adroaldo Ribeiro Costa


Ver todas
© Copyright Hora Da Criança - Todos os direitos reservados - hc@horadacrianca.com
Av. Juracy Magalhães Jr, s/n - Parque Lucaia - 41.940-060 Salvador, Brasil
(71) 3356.1320 - hc@horadacrianca.com