• hc@horadacrianca.com
  • 071 3356.1320

Concerto celebra centenário de Adroaldo

Postada em 24 de Maio de 2017

Nesta sexta-feira (26), às 20h, o salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela, em Salvador, vai ter festa. Um concerto para homenagear o centenário de Adroaldo Ribeiro Costa. As composições são de Adroaldo e serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia, sob a regência do maestro José Maurício Brandão. A entrada é gratuita. 

 
Lembrado pela composição mais famosa, o hino do Bahia, Adroaldo Ribeiro Costa é autor também de outros hinos como o da Olimpíada da Primavera, e o do Colégio Maristas. Mas nem só de hinos vive um gênio. Ele escreveu e musicou diversas cantigas, mais de 600. Peças que fazem parte de um extenso repertório, preservado e mantido vivo, na Hora da Criança. A instituição, criada por Adroaldo e que começou com um programa de rádio homônimo em 1943, é pioneira no Brasil, em arte-educação.
 
Adroaldo Ribeiro Costa era advogado, jornalista e professor. Ele encontrou na arte a forma de educar. Teatro, dança, artes visuais e a música foram ferramentas usadas para chegar aos meninos e meninas da Bahia. Em 1947, Adroaldo inaugurou o teatro infantil no país, com a opereta Narizinho, baseada na obra de Monteiro Lobato. A área de Narizinho é uma das músicas do repertório do concerto. 
 
O evento é parte do calendário de comemorações aos cem anos de Adroaldo Ribeiro Costa, que morreu em 1984. Concursos, prêmios e sessões na Câmara de Salvador, Assembleia da Bahia e Congresso Nacional estão previstos para acontecer ainda neste ano. Homenagens ao homem que apostou na criança e na arte, e deixou em versos de outro hino- o da Hora da criança- a esperança de dias melhores: "Enquanto nós cantarmos, haverá Brasil".
 
Ver todas as notícias

Missa 100 anos de Adroaldo Ribeiro Costa


Ver todas
© Copyright Hora Da Criança - Todos os direitos reservados - hc@horadacrianca.com
Av. Juracy Magalhães Jr, s/n - Parque Lucaia - 41.940-060 Salvador, Brasil
(71) 3356.1320 - hc@horadacrianca.com