• hc@horadacrianca.com
  • 071 3356.1320

Institucional

Era 25 de julho de 1943, quando o professor Adroaldo Ribeiro Costa deu "bom dia" aos meninos e meninas da Bahia, através das ondas da rádio Sociedade. Alí nascia a Hora da Criança.

Adroaldo percebeu o poder da arte-educação em 1939, quando, encenando com jovens adolescentes do Ginásio Santamarense a comédia "Mentirosa" de Raimundo Magalhães Júnior, descobriu que, além da satisfação causada pela atividade artística, observava-se, claramente, a benéfica ação que exercia sobre os jovens desinibindo-os, dando-lhe mais segurança e desenvoltura. Nesse momento, Adroaldo teve consciência de que estava de posse de um poderoso instrumento de educação.

Daí em diante, começou a experimentar a sua descoberta e, no dia 25 de julho de 1943 nascia a Hora da Criança, originalmente como programa de rádio, tendo sua primeira apresentação teatral em 1947, com a "Opereta Narizinho" inspirada no livro "A menina do narizinho arrebitado" de Monteiro Lobato, co-autoria musical do maestro Agenor Gomes, co-fundador da Hora da Criança. Esta era a primeira vez no Brasil que se encenava uma peça teatral com elenco infantil. Ao todo foram 120 crianças no palco, contando com a presença de Monteiro Lobato, que muito incentivou o professor Adroaldo nessa iniciativa.

Em seguida foram realizadas as seguintes temporadas, todas apresentando peças originais, elaboradas pela Hora da Criança e apresentando elenco de mais de uma centena de crianças e adolescentes: "Infância", 1950-1958-1973-2008-2009 e 2010; "Narizinho", 1951-1956-1972-1997/98; "Enquanto Nós Cantarmos", 1953; "Monetinho", em 1955-1975- 2006 e 2007; "Timide", 1957; "Nossa Árvore Querida”, 1959. As apresentações ganharam repercussão nacional e foram assistidas por educadores, escritores, artistas e jornalistas de todo o país.

Em 1956, realizou-se o I Salão Infantil Baiano de Artes Plásticas no Belvedére da Sé, sendo que as crianças realizaram os trabalhos na Praça do Campo Grande. A exposição itinerante, foi realizada em vários bairros de Salvador. Em outubro de 2000 foi realizado o II Salão, desta vez no Conjunto Cultural da Caixa.

A Hora da Criança desenvolveu suas atividades no rádio durante 30 anos, na televisão com vários programas, e em shows apresentados na maioria das instituições assistenciais de Salvador e cidades do interior do estado, utilizando uma técnica própria que transforma os proclamados riscos do teatro infantil em inquestionáveis fatores positivos de educação. Outra grande realização da Hora da Criança foi A Tarde Infantil, que por vários anos circulou semanalmente.

Após a morte de seu fundador, em 1984, a Hora da Criança continuou o trabalho educativo mantida pelos profissionais da Instituição, funcionando em sede provisória. Vivenciou um período de muita dificuldade, até que, reconhecendo a importância de sua proposta educativa, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Serviço de Assistência ao Educando, Gerência de Ações Sócio-Educativas, iniciou em março de 1992 um projeto envolvendo Unidades Escolares, do bairro do Rio Vermelho, intitulado "Crescendo com a Arte".

A partir daí a Hora da Criança inicia nova fase de sua existência, inclusive com a realização de um velho sonho - a construção de sua sede própria.

Atualmente, a Hora da Criança funciona no prédio construído pelo Governo do Estado, inaugurado em 1994, que garantiu o pleno uso pela Instituição, e firmou convênio específico, por tempo indeterminado. Possui também convênio com a Secretaria Municipal da Educação de Salvador, firmando a contribuição do Governo Municipal.

Em 1997/98 foi realizada uma nova encenação da Opereta Narizinho numa visão contextualizada em comemoração aos 50 anos da sua primeira montagem.

Em 2017, se comemora o centenário de Adroaldo Ribeiro Costa e os 70 anos da encenação da primeira opereta infantil, Narizinho.

Missa 100 anos de Adroaldo Ribeiro Costa


Ver todas
© Copyright Hora Da Criança - Todos os direitos reservados - hc@horadacrianca.com
Av. Juracy Magalhães Jr, s/n - Parque Lucaia - 41.940-060 Salvador, Brasil
(71) 3356.1320 - hc@horadacrianca.com